quinta-feira, 16 de maio de 2013

A vida é feita de Escolhas


A vida é feita de escolhas

 

Maurilio Tadeu de Campos

 

A vida é repleta de inúmeras escolhas que nos remetem a impasses, algumas vezes difíceis de resolver. Desde que nascemos fomos orientados a optar, a tomar decisões, a ir por um ou por outro caminho, sabendo das responsabilidades pelas consequências de cada escolha.

Há escolhas simples, desde aquelas que nos possibilitam definir com qual roupa iremos sair, o que comer nas refeições, que direção tomar diante de inúmeros caminhos. Escolhas mais complexas também permeiam o nosso desempenho na vida: se iremos nos envolver com uma determinada pessoa, decidir por viver só ou acompanhado, casar, ter filhos, adquirir um bem, escolher o lugar para morar, optar por uma carreira e preparar-se adequadamente para bem desempenhar a nossa profissão.  E assim, fazemos escolhas que poderão nos proporcionar prazer, felicidade ou, até, arrependimentos para, assim, poder ter novas oportunidades para mudar, seguindo novos rumos.

          Quando optamos por um caminho novo acabamos envolvendo outras pessoas nas nossas escolhas, os nossos companheiros de jornada. As escolhas que praticamos também dependem daquelas que também são feitas pelas pessoas envolvidas em nossa vida, pois convivemos e compartilhamos situações em conjunto e cada movimento que fazemos influencia os movimentos dos nossos parceiros. E as escolhas deles também acabam influenciando as nossas. Podemos ser livres para tomar todas as atitudes que pretendemos, mas precisamos entender que, muitas vezes, deixamos de ser mais ousados porque se o formos, comprometeremos pessoas que gostamos e, certamente, precisaremos ser mais cautelosos para não magoá-las, uma vez que as alegrias e ansiedades delas também serão nossas.

          Seria interessante se pudéssemos viver vidas dentro da nossa vida, de maneira que, de tempos em tempos, pudéssemos encerrar uma etapa e iniciar outras. Mas, se assim o fizéssemos, que sentido teria a nossa existência se não fosse toda ela construída a partir das escolhas? Cada escolha vai se acumulando a outras, sendo difícil interromper essa sequência de opções “livremente pretendidas e obtidas”.

          Quando nos encontramos no recesso dos nossos lares, recolhidos aos nossos próprios pensamentos, compreendemos que somos o resultado das inúmeras escolhas que praticamos. Certamente nos vem à mente que se tivéssemos tomado outras decisões tudo seria totalmente dessemelhante; outras escolhas determinariam outras consequências que nos fariam passar por experiências diferentes e seríamos, então, pessoas nada parecidas às que somos hoje.  As experiências acumuladas fazem de nós seres únicos e distintos dos nossos semelhantes, apesar de sermos tão parecidos em atitudes e reações.

Então, antes de maldizer a má sorte, e ter atitudes negativas diante da nossa atual condição de vida, precisamos entender que todas as escolhas que fazemos são as melhores e que, a partir delas baseia-se a (re)construção da nossa vida, abalizada nas preferências que nos  possibilitam ser cidadãos mais felizes, mais capazes de fazer novas e muitas outras escolhas que deixam marcas na nossa estrada já percorrida e que nos auxiliarão a trilhar caminhos ainda não conhecidos com a segurança que trazemos dentro de nós, pois somos fortes o suficientemente para superar todos os obstáculos encontrados ao longo da nossa existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores do Blog - Amigos nas Letras e nas Artes