sexta-feira, 6 de julho de 2018

À minha sempre jovem amiga


Homenagem à Edith Pires Gonçalves Dias, minha grande amiga!

A afeição faz a mulher ser sempre bela. Em Edith, a beleza é manifestada pelo seu doce olhar de olhos claros, pelo som suave da sua voz a sempre acarinhar, pela inigualável preocupação em valorizar cada afeição já conquistada. Sempre que um artigo meu é publicado em “A Tribuna”, o telefone toca e eu a ouço dizer, do outro lado da linha: “Aqui é a sua mais jovem amiga! Adorei seu artigo!” Há prêmio mais valioso do que receber esse carinho? E ele vem de Edith Pires Gonçalves Dias, a minha mais querida e sempre doce amiga. Mulher importante para a sociedade santista, respeitada e querida por muitos. Biógrafa de Martins Fontes.   Requisitada, oficialmente, para proferir seus discursos em louvor à Santos, a cada janeiro, no aniversário da cidade, em cerimônia repleta de autoridades. Edith lutou, aguerrida, pela preservação do belo e imponente casarão branco, onde morou e que hoje abriga a Pinacoteca Benedicto Calixto. Nos jardins desse espaço preservado, uma alameda leva seu nome, justa homenagem.
No dia 6 de julho deste ano, a sempre jovem Edith completa 99 anos. E essa data será muito festejada, dada a importância dessa sempre bela mulher, exemplo de vivacidade, de lucidez e, acima de tudo, de extrema humildade. Preserva em suas recordações, quase um século da história de Santos, cidade que a venera e que tem nela a ideal referência de muitas lembranças.
Conheci Edith no final dos anos 1970, quando frequentava a Associação Espírita Beneficente Anjo da Guarda. Excepcional oradora, a sempre esbanjar simplicidade em meio à luz do seu jeito simples, mas grandioso. Algum tempo depois nos reencontramos, em outubro de 2006, na Academia Santista de Letras. Eu acabara de ser eleito para ocupar a cadeira número 32 naquele sodalício. No dia da minha posse, em 4 de outubro daquele ano, fui conduzido por ela para receber as saudações de praxe.
Sempre que nos encontramos, aproveitamos para conversar. E eu, aprendiz aplicado, usufruo dessa boa amizade e desse aprendizado. Quando estou ao seu lado, os fluídos de afabilidade que ela irradia, fazem-me um bem imenso. Edith é uma pessoa especial. Quando ela fala, é preciso estar em absoluta atenção. Com memória singular, Edith discorre sobre diversos assuntos com extrema naturalidade, levando a todos a viajar por ambientes e situações por ela retratados magistralmente, como se lá também estivéssemos.
Edith representa para mim um modelo de amizade que quase não se vê nos dias de hoje. Tenho muitos conhecidos e algumas dezenas de amigos. Edith está entre esses amigos, ocupando posição especial, pois ela conhece, como poucos, o sentido da amizade.  Guardo do lado esquerdo do peito todos os amigos porque são eles os esteios e os portos seguros nos quais deposito o meu amor e o meu carinho incondicional. Creiam que Edith Pires Gonçalves Dias ocupa lugar especial dentro do meu peito. Temos uma sintonia incrível, que nos une como companheiros nessa bela e iluminada estrada da existência. E esse é o verdadeiro sentido da vida: viver bem, em paz, com felicidade e harmonia. A nossa vivência não teria sentido se não existissem amizades verdadeiras, manifestadas entre pessoas que se querem bem e se respeitam naturalmente. E, especialmente, ser amigo de Edith é um grande privilégio. Deus abençoe Edith Pires Gonçalves Dias, a grande dama da cidade de Santos!
___________________________________________________________________________
Maurilio Tadeu de Campos - Professor, poeta e escritor. Presidente da CONTEMPORÂNEA - Projetos Culturais. Membro efetivo da Academia Santista de Letras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores do Blog - Amigos nas Letras e nas Artes